Cientistas comprovam que a paixão pode durar décadas...  

Posted by: Rose Porciuncula in

outro post vindo de mais uma fonte.... vale apena ler.

Cientistas comprovaram que alguns casais preservam a paixão com a mesma intensidade do início do relacionamento.
Quem nunca ouviu falar na chama da paixão, intensa e desenfreada, que incendeia e de repente se apaga? E quem nunca sonhou com a serenidade de um amor profundo e duradouro?
Quando os cientistas começaram a estudar o cérebro e os sentimentos, também achavam que paixão era fogo de palha e tinha data de validade; em um ano e meio ou dois, aquele fervor inicial começaria a arrefecer. Agora, a ciência veio mudar esse conceito.
Uma pesquisa recente feita por antropólogos e neurocientistas garante que a paixão pode, sim, atravessar o tempo. “Há evidência de que o estado de alta ativação do sistema de recompensa pode perdurar por décadas associado a uma pessoa. A paixão não tem um prazo de validade definitivo, acabar não é uma coisa inevitável”, afirma a neurocientista Suzana Herculano Houzel.
O que os cientistas descobriram agora, o contador Vitor e a dona de casa Terezinha Murat já sabem há muito tempo. Eles são casados há 33 anos e dizem que continuam muito apaixonados um pelo outro.
O casal jura que é possível manter acesa a mesma chama que inspira os poemas, os romances e as canções de amor. “Acho que eu fui me apaixonando mais ainda, mais até do que no início”, diz Terezinha. “Não somos perfeitos, ele me irrita às vezes, mas a gente consegue superar isso. A gente nunca ficou muito tempo de mal, sem se falar. Não dá para ficar”, ela conta.
Para não deixar dúvidas, Vítor conclui: “Eu sou um homem apaixonado pela minha esposa”.

O cérebro do apaixonado
O chamado sistema de recompensa do nosso cérebro é uma região ativada por uma substância, a dopamina, que produz a sensação de prazer quando algo de bom nos acontece. O resultado é que a pessoa fica extremamente motivada a fazer o que for preciso, segundo os cientistas, para ficar perto da pessoa amada.
Pela teoria, o segredo para a manter a dopamina sempre ativada – ou seja, para a paixão não acabar – é saber direitinho o que você mais gosta no parceiro e valorizar isso. Não há regras: cada casal é que deve descobrir onde está a chama da paixão e alimentá-la.

vejo o video:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM953239-7823-CIENTISTAS+AFIRMAM+QUE+A+PAIXAO+PODE+SER+SIM+DURADOURA,00.html

This entry was posted on sábado, janeiro 24, 2009 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário