O que é Esofagite a doença do stress...  

Posted by: Rose Porciuncula in ,

Ando dodói ultimamente e quando dizia o que tinha ninguém entendia assim como eu também não.
Para poder explicar vou fazer esse post, assim fica mais fácil para todos entenderem exatamente.
Derrepente passei a ter enjôos, vômitos, febre, dor de cabeça, uma sensação horrível de não conseguir fazer a digestão, coriza e entupimento nasal.
Acabei parando no hospital por algumas vezes e nada...
O diagnostico era sempre o mesmo uma virose.
Foi então que resolvi fazer um check up geral...!
E lá apareceu ela, a Esofagite.
Nunca tinha ouvido falar sobre o assunto e achei que era algo simples e passageiro, mas não é bem assim.
Tendo em vista ter tido uma imensa dificuldade de entender exatamente do que se tratava, se tinha cura e se tinha como curar... Qual a dieta necessária ... Essa coisas que tenho plena certeza a maioria das pessoas que contraem essa doença tem.
Na minha busca achei alguns relatos e até alguns sites específicos sobre o assunto, um dos que mais achei util foi o do Anderson Costa, por ser simples e básico.
Nele tem uma aulinha básica de medicina onde ele explica ter sido mais um contemplado com uma esofagite.
Que nada mais é que uma inflamação do esôfago causada por refluxo. Na prática, é uma lesão no esôfago que o deixa sensível a qualquer refluxo do estômago. Com isso, alguns alimentos correm o risco de não serem bem digeridos e voltam para o esôfago, causando sensação de azia e amargo.
O quadro abaixo mostra melhor do que ele está falando.


Fonte: Gastrosite

No detalhe vê se a inflamação, por onde passa a comida para o estômago.
O nível pode variar de pessoa a pessoa e de leve pode piorar muito.
Anderson Costa diz no seu blog:
Isso me incomoda bastante, porque tive que moderar (e em alguns casos largar) alguns hábitos alimentares. Cerveja, por exemplo, não bebo mais. Sim, é verdade. E bebidas fermentadas em geral (refrigerantes, vinho, etc) não estão mais no meu cardápio. Chocolates, molhos concentrados e frituras também estão fora do prato.
Não que tudo esteja proibido. Bem de vez em quando eu volto a provar algo disso, mas tem que ser com muita moderação. Porque qualquer volta do refluxo será pra valer, e se a inflamação aumentar, o caso só acaba com cirurgia.
Essa é uma doença com a qual terei que conviver, não tem jeito. Mas não acho isso injusto. Realmente eu tive uma vida boêmia pra caramba em tempos de faculdade. Não é a toa que um dia eu ia pagar o preço disso. Graças a Deus não é uma gastrite, bem pior.Por isso, molecada que tá começando a vida em bares e leitores que esperam tomar todas neste carnaval, cuidem-se: vida saudável é pra se ter desde cedo, e não chegando nos 30, como eu.
Bem eu já acho que o fator stress ajuda muito, tanto que a Esofagite é considera a doença do stress.
Principios básicos para controlar a doença:
Dieta totalmente balanceada bem dificil de fazer e claro no stress, manter se absolutamente longe dele...
Tanto que o medicamento é administrado junto a um calmante, para que surta efeito.Eu pessoalmente me nego a tomar clamantes.
Nada de pimenta... de condimentos em geral, nada de frutas citricas, nada de vinagre, nada de tomates, nada de chimarrão ou café, nada de gordura, nada de bebidas... nem a inofenciva champagne, nada de chocolates... tem que vegetar mesmo...:(

Mas tem como? Espero que consiga pelo menos parte disso!

bjks

Site do Anderson Costa

This entry was posted on sábado, junho 06, 2009 and is filed under , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário