A sorte está no ar ...  

Posted by: Rose Porciuncula in ,

A sorte e a joaninha...
Quando eu era menina minha avó sempre dizia que joaninhas traziam sorte, principalmente se pousassem perto da gente.
Charmosa, simpática e útil. O mundo considera a bem-amada joaninha a rainha dos insetos, portadora de boa sorte e até casamenteira.
Na agricultura, é uma 'pequena grande' aliada do homem, altamente eficiente no combate às pragas de frutas e verduras.
Segundo a sabedoria popular
Quando na mão esse simpático e delicado inseto escolhe seu dedo para pousar, isso quer dizer que você é um afortunado e tem direito a fazer um pedido. A direção em que ela voar indica de onde virá sua sorte, como diz O Livro Ilustrado dos Símbolos.
Em inglês, a joaninha é chamada de beetle of our lady, besouro de Nossa Senhora. Esse nome teve origem na Idade Média, quando os agricultores pediram à Virgem Maria para salvar suas lavouras.
Então, apareceram as joaninhas, que destruíram as pragas, atendendo ao pedido dos fiéis. Dizem que achar uma joaninha com mais de sete manchas é sinal de prejuízo. Com menos de sete, hora de boa colheita
Outra versão é que quando se encontra uma joaninha existe o hábito popular de a segurar nos dedos e dizer “Joaninha Voa Voa vai ter com o teu pai que está em Lisboa...”,
com o significado de levar boas novas.
Já a versão inglesa diz: Joaninha vai-te embora, Tens a casa a arder, E os teus filhos a morrer e refere-se à antiga prática de queimar as hastes do lúpulo após as colheitas, hastes essas que serviam de casa a milhões de joaninhas.
Então trazendo ela sorte ou não...
Sorte é uma coisa que nunca dispenso ou desperdiço, apesar de andar em uma maré meio desprovida dela. :(
Quem sabe um montão delas atraia mais e mais sorte, né?
No mínimo me trazem muita inspiração...
Desejo um domingo cheio de sorte pra todos vcs!
Bjs
meus

This entry was posted on domingo, junho 07, 2009 and is filed under , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário