A grandeza nossa de cada dia...  

Posted by: Rose Porciuncula in

Vivem nos dizendo que os perfeccionistas são pessoas que sofrem mais do que o necessário e o tempo que se perde na construção de uma idéia, de uma tese ou de uma obra de arte poderia ser canalizado para coisas mais prazerosas como viver o hoje, por exemplo, sem pensar no amanhã.

Entretanto, depois de apreciar as obras de Leonardo Da Vinci, de assistir a uma apresentação do Cirque Du Soleil, de visitar uma exposição de Rodin ou mesmo depois de assistir a um jogo de basquete onde a estrela é Michael Jordan, certamente, você muda de idéia.

Poucos sabem que os Beatles tocaram em casas noturnas de Hamburgo e outras cidades da Europa durante oito horas por noite, sete noites por semana em sete anos seguidos em troca de cama, comida e alguns míseros trocados antes de fazer sucesso.

Poucos também sabem que Bil Gates aproveitou, durante sete anos consecutivos, o pouco intervalo de tempo livre do único computador que podia ser usado de graça na Universidade de Washington, entre três e seis da manhã, pelo desejo inequívoco de dominar a arte da programação de sistemas.

Muitos de nós sabemos o que significa estudar e trabalhar durante cinco ou seis anos seguidos, com intervalo de descanso reduzido, mas com a certeza de que o conhecimento adquirido vai nos conduzir a futuro melhor.
Crescer, evoluir, aprender e melhorar o padrão de vida custa caro, demanda sacrifício e consome a maior parte do nosso tempo.
Além do mais, sucesso, referência e autoridade sobre determinado assunto exige também uma completa mudança de hábitos, disciplina, dedicação e persistência cujo preço nem sempre estamos dispostos a pagar para não perder os benefícios temporários do hoje.

De acordo com a filosofia prospectiva, desenvolvida por Gaston Berger, filósofo francês, “o futuro é a razão de ser do presente, portanto, o que é sofrido no futuro resulta das ações passadas e o que é desejado no futuro resulta das ações presentes.” Nesse sentido, o que lamentamos no passado é o futuro não realizado que havia nele.

Assim sendo, em vez de lamentar o passado, comece a pensar no futuro.
Melhor ainda, comece a construir o futuro.
Lembre-se de Peter Drucker: “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”
Como é que se pode inventar o futuro? Comece por um dos 15 princípios de A Lei do Triunfo, estudados por Napoleon Hill, o que ele chamou de “o hábito de caminhar um quilômetro extra”. Significa fazer um pouco mais do que o seu salário remunera, ir além da recomendação do seu mestre, dedicar mais tempo do que o esperado por seus familiares e canalizar energia mais do que o suficiente para dominar o assunto, sem necessariamente esperar algo em troca.
Com o tempo você atingirá o nível da maestria e será capaz de fazer a diferença em meio a tanta indiferença no mundo.

Assim como “é preciso crer para ver” também “é preciso ser para ter”, portanto, procure inverter a regra: trabalhe, pense, ame e dedique-se mais do que a média. Isso é fundamental para se conseguir mais e se viver melhor.

Nenhuma pessoa de bom-senso vai admirá-lo pelo que você tem, mas pelo que você é capaz de produzir em benefício de si mesmo, da sua família e da sociedade.
Como diria meu ex-professor, Ruy Santana, você já ouviu falar de Alexandre, “O Mínimo” ?
Seja grande nas suas ações e não apenas na sua ambição.
Para ser grande é necessário aspirar à grandeza, abandonar a mesmice e livrar-se da mediocridade.
A grandeza exige o que há de melhor em cada um de nós e o que há de melhor em nós nunca será utilizado ao máximo sem o firme propósito de mudar radicalmente a nossa forma de pensar e agir.
Pense nisso e seja feliz!

Jerônimo Mendes - Administrador e Palestrante - Autor de Manual do Empreendedor (Atlas)

This entry was posted on sexta-feira, julho 03, 2009 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário