Vaidade das vaidades, tudo é vaidade...!?  

Posted by: Rose Porciuncula in ,

Como sabem estou sempre garimpando coisas inteligentes e bacanas para postar aqui alem das minhas próprias.
Ontem recebi esse texto que achei muito interessante e até bem esclarecedor aos vaidosos de plantão ... rsss

Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.

É importante iniciarmos esta reflexão dizendo que a raiz etimológica da palavra vaidade é a mesma da palavra vão ! O termo vaidade se origina dos termos latinos vanitas, vanitatis - cujo significado é, nada mais nada menos, que vacuidade, vácuo, ou seja: O VAZIO ABSOLUTO !

Seria possível para o ser humano abster-se completamente de suas vaidades?

No comportamento humano, a vaidade se manifesta como a necessidade de chamar a atenção pra si, a necessidade de ter a própria existência reconhecida, de ser notado, não passar despercebido.

E como normalmente fazemos isso ? Pela vestimenta, pelo comportamento, pela eloqüência, pela cultura, pelos bens dos quais dispomos e por tantas outras coisas... Na verdade, me faz lembrar uma colocação muito interessante de uma colega psicóloga : "Cada um tem a sua moeda" .

Pensem comigo, um grupo se reúne em um bar e logo aparece aquele indivíduo que busca uma garrafa de um bom whisky e outra de vodka, coloca sobre a mesa e diz : "Pessoal, comprei bebidas pra gente, fiquem a vontade"... A moeda dele é o dinheiro mesmo... é isso que ele irá usar para chamar a atenção, provavelmente com a intenção de ser lembrado e convidado para a próxima reunião do grupo.

Não é diferente a moça que chega com uma bolsa daquelas marcas famosas, Louis alguma coisa ... rs ou Victor outra coisa ... rs, ou um óculos daqueles que "O diabo veste ..." (aqui não é lugar pra merchandising) , ela tenta mostrar que tem poder aquisitivo e ser notada por isso !

Um outro indivíduo, extremamente espirituoso, passa a noite contando piadas e fazendo gracejos, animando o grupo também na intenção de ser lembrado, querido, bem vindo.

Essa "aptidão" ele inconscientemente já desenvolveu para essa finalidade, embora não saiba disso...

A menina bonita, joga o cabelo de um lado pra outro e em alguns casos, quando mais afetada, faz caras e bocas, como se estivesse posando pra fotos forçadas. Sempre existirão engraçadinhos que lembrarão dela no próximo encontro...

E aquelas que optam pelo sex appeal ? Essa moedinha é perigosa ... rs Pra elas !

Cada um com sua moeda, todos querendo chamar a atenção, todos sendo essencialmente humanos, e profundamente vaidosos.

Interessante que por trás de tudo isso sempre está o desejo de ser notado, a vontade de ser querido, de ser aceito e bem vindo.

Agora imaginem a pessoa que deseja abster-se completamente de todas as vaidades, qual seria o objetivo por trás de tudo ? Tornar-se um sábio ? Tornar-se sobre humano ?

Não deixa de ser uma vaidade ... rs

Bem, diante do inexorável, existe uma possível saída... rs

Se precisamos de uma moeda, que seja ela uma bela moeda, que não sejamos notados por nossas roupas caras ou extravagantes, e nem pelo outro extremo, ou seja, por se vestir mal que também seria uma forma de chamar a atenção, que não seja com o uso de grifes ou exibindo poder aquisitivo, que não seja pela beleza efêmera ou por uma sexualidade exacerbada.

Temos boas moedas disponíveis, podemos ser notados por nossa humanidade, por nossa gentileza com os nossos próximos, por nossa educação, por nossa empatia, pela fidelidade que tenhamos aos nossos princípios, por não seguirmos um padrão de comportamento proposto por uma sociedade doente; cada vez mais doente.

Onde reside a grande dificuldade ?

Caso façamos a opção por nos distinguirmos por outros valores, não seremos mais considerados parte dos grupos que se distinguem por coisas como aquelas que coloquei acima, seremos gradativamente excluídos e teremos de procurar por nossos iguais, para que junto deles possamos novamente nos sentir bem vindos e queridos.

Mas imagine que você pertença a um pequeno grupo, que você não tenha trinta amigos, tenha três, mas estes três sejam efetivamente seus semelhantes, seus iguais ... imagine que vc tenha isso em sua casa, com seu marido ou esposa, que você plante isso em seu filho e regue dia a dia com todo o carinho, lembrando que a sociedade estará trabalhando no sentido contrário ao seu trabalho ...

Pois amigos, tenham a certeza, vamos voltar a origem da palavra ... vaidade ... vão ...

O vão será preenchido e a sensação de vazio, de deserto, irá desaparecer...

Na outra hipótese, naquela na qual tentamos nos preencher com bobagens, fica também uma dica, a satisfação é temporária, tudo é profundamente efêmero, a sensação é sempre de solidão acompanhado, você tampa o vazio com uma bolsa nova, um óculos, um novo relacionamento, garrafas e garrafas de whisky, demonstrações infindáveis de poder aquisitivo, piadinhas e superficialidades ... e em alguns dias, horas ou até minutos depois... O vazio estará lá novamente !

As pessoas podem mentir aos outros sobre suas pseudo felicidades, podem enganar até mesmo a si mesmas, mas por pouco tempo. Em um determinado dia, por algum gatilho mínimo, que as ponha em contato com as suas reais situações, elas precisarão chorar, chorar muito.

Escolha a sua trilha ...
Atenciosamente,

Fábio Almagro
Psicanalista e Diretor do Instituto
Instituto Reconciliare - Sorocaba

This entry was posted on sexta-feira, maio 14, 2010 and is filed under , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário