A Lista dos Meus Desejos  

Posted by: Rose Porciuncula in



Resenha - A Lista dos Meus Desejos

Título: A Lista dos Meus Desejos
Título Original: La Liste de mes envies
Livro Único.
Autor: Grégoire Delacourt
Editora: Alfaguara (Objetiva)
Páginas: 152
Ano: 2013

Mais uma vez era completamente diferente do que eu esperava.
Imaginei ser um livro bem mais voltado ao mundo das costuras e seus envolvimentos.
Sinopse:
Jocelyne Guerbette é uma mulher de meia-idade que sempre teve uma vida modesta e pacata. Mora há décadas numa pequena cidade francesa com o marido, tem um armarinho e escreve um blog sobre costura que, sem suspeitar, é cada dia mais lido. Jo tem duas amigas inseparáveis — as gêmeas Danièle e Françoise, donas de um salão de beleza — que sempre apostam na loteria e sonham com o que fariam se ficassem milionárias. Um dia, pressionada pelas irmãs, Jo decide comprar um bilhete. E ganha, sozinha, 18 milhões de euros. É o início de uma reviravolta em sua vida. Por um lado, tudo em que ela sempre acreditou começa a desmoronar diante de seus olhos. Por outro, poderá descobrir a felicidade onde nunca havia esperado.

A Trama:
A Lista dos Meus Desejos começou me parecendo um chick-lit, mas acabou se tornando um drama bem realista. O autor não tem medo de explorar temas intensos como alcoolismo, aborto e ganância. A protagonista passou por muitos problemas em sua vida, mas se considera feliz.
Eu acho que ela foi resiliênte ao máximo para manter uma vidinha que lhe parecia boa, pessoalmente creio que certas pessoas tentam fazer com que suas vidas apenas sigam um rumo pacato e estável para se sentirem felizes. Eu precisaria de bem mais para ser.
Ganhar na loteria foi uma maldição disfarçada e honestamente não consegui entender direito a atitude dela e a mensagem do livro, mais uma vez eu teria feito bem diferente.
No final, tudo o que senti foi frustração e tristeza.
Revoltou-me no geral em um todo eu realmente esperava mais para a vida de Jo.
Achei a narração meio confusa as vezes, mas quis terminar o livro e em certo ponto me deu uma mega curiosidade e não parei antes do fim.

A Protagonista:  
Jo é uma mulher de 47 anos que passou a vida toda cuidando de alguém. Seu pai, marido, filhos, Jo vive para servir aos outros e se conformou com sua rotina. Ela é dona de um armarinho (onde vendem-se botões, linha, da cursos e etc) que não gera muito lucro e um blog que lhe traz grande prazer. Durante todo o livro, senti falta de "vida" na personagem. Sua felicidade parecia falsa e ela contentava-se com pouco.
Os Personagens Secundários: O marido da protagonista, Jocelyn (que parece nome de mulher, mas na França não é), até parecia simpático no início, mas foi ficando pior a cada página. Um homem desprezível que, infelizmente, é um retrato fiel de muitos maridos por aí. A filha do casal, Nadine, é a personagem mais interessante. Uma garota meio introvertida que gosta de fazer documentários e sabe emocionar as pessoas, Nadine não gostava de conversar, mas parecia ter muito a dizer.


foto extraída da internet

Capa, Diagramação e Escrita:
A capa é linda eu pessoalmente como cafeteira ADOREI  e obviamente combina bastante com a história.
Eu li o e-book, mas vi o livro e amei a diagramação a maneira como as linhas parecem formar um poema, ficando apenas no centro.
Odiei a escrita em varias partes as falas não tinham separação ou indicação alguma, simplesmente começavam no meio de uma frase, fazendo com que eu tivesse que ler o mesmo trecho várias vezes para entender o que estava acontecendo.
O autor variava muito entre uma linguagem bonita e poética, com referências a locais e comidas francesas, e uma escrita completamente diferente, mais crua, com direito até os palavrões.

Concluindo:
Esse livro definitivamente não é para todos. É preciso estômago para conhecer a triste história de Jo e saco para reler as partes que ficam confusas, mas é um relato extremamente incrível e, apesar de não ser feliz, conseguiu me envolver em muitas partes.
A parte que realmente mais gostei foi a da aula sobre o que é ficar rico de repente, absolutamente realista.

Quotes:

A Cobiça queima tudo a sua passagem!

O Amor tolera mais facilmente a morte que a traição.

O dinheiro enlouquece, é a causa de quatro em cada cinco crimes.

Estão vendo, a gente sempre conta mentiras.

Quanto maiores as mentiras menos as enxergamos.

Porque o amor não resistiria à verdade.

O dinheiro vem queimando tudo!

Pois eu gosto muito das palavras. Das frases longas, dos suspiros que se eternizam. Gosto muito quando as palavras às vezes escondem o que dizem; ou o dizem de uma maneira nova.


Nota de 0 a 5
3 1/2

Bjus

Meus

This entry was posted on sábado, agosto 16, 2014 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário