Sogras vs Noras uma convivência mais que possível...;)  

Posted by: Rose Porciuncula in ,


As 10 regras de comportamento IDEAL para as NORAS;

1) Estipule um dia da semana para ser o “dia da vovó”! Isso vai “acalmar as sogras” que vão se sentir seguras de que terão um tempo com seus netos. Esse dia pode ser na sua casa ou na casa dela. Acho superimportante a relação entre vovós e netos e não podemos jamais tirar essa experiência de nossos filhos, certo? Aproveite esse dia para ter um tempo só seu e fazer suas coisas com tranquilidade… Acredite, seu filho voltará inteiro!

2) Não envolva seu marido em todas as discussões, tente resolver os problemas diretamente com sua sogra! Isso mostrará maturidade da sua parte e, com certeza, ela passará a lhe respeitar mais. Entenda que seu marido está em uma situação complicada: “O homem fica no meio de dois pólos importantíssimos de sua vida, a mulher que ele escolheu e a mãe. Nenhuma pode, em absoluto, ocupar o lugar da outra, isso não existe e quando se aceita essa condição tudo se torna mais fácil. Se o respeito predominar e cada uma respeitar o espaço da outra esses dois pólos não precisarão ser opostos e sim complementares.” (citação do site Agir e Pensar)

3) Esforce-se para ter uma boa relação! Não tem nada pior do que uma nora em casa de cara fechada e emburrada! Lembre-se que, antes de casar, certamente você se esforçava mais para “agradar” sua sogra, não é mesmo?

4) Tente ser coerente nas proibições. As mesmas proibições e regras para sua sogra deverão valer para sua mãe também! Descobri que o que mais incomoda as sogras são as diferenças de direitos entre as duas vovós!

5) Chame sua sogra para uma conversa franca e de coração aberto para melhorar a relação: se estiver com algum problema, não finja que nada está acontecendo! Tente falar o que incomoda em uma única conversa, de forma “delicada” e, de preferência, longe dos outros. Chame-a para um café, só vocês duas. De forma madura, junte todos os pontos que a incomodam… Mostre-se desarmada e diga que quer o melhor para a família dela e sua!

6) Confie na sua sogra! Ela tem seus méritos, afinal soube criar muito bem o filho dela que você escolheu para ser seu marido, certo? Se ela te der algum “conselho de mãe”, esteja aberta e acredite na experiência dela.

7) Não entre em competição explícita com sua sogra. Nunca peça para seu marido escolher entre as “duas famílias”. Lembre-se que sua sogra conviveu com o filho muito mais do que qualquer pessoa, por isso, nem pense em tentar afastar o filho da mãe. Isso nunca funciona!

8) Intimidade com ressalvas! A intimidade do casal deve ser preservada acima de tudo. Se você dá intimidade, também concede liberdade para que ela entre em sua vida!

9) Reserve (um pouco) do seu tempo para ela: se ela valoriza “mostrar os netos para as amigas”, por exemplo, faça-o de vez em quando. Participe um pouco da vida dela (esporadicamente e na medida do possível) ou mostre interesse.


10) Deixe as regras claras: informe os horários, rotina, cardápios e vontades do seu filho de forma clara! Quanto mais claras as regras estiverem, melhor para todo mundo! Não ache que alguns temas ou assuntos são óbvios, pois cada um tem sua forma de ver e viver a vida!

;)

Não vamos deixar as sogras de lado nessa... então;

As 10 regras de comportamento IDEAL para as SOGRAS:

1) Independentemente da intimidade que você tenha na casa de seu filho, é importante sempre ligar antes de qualquer visita. Lembre-se: ligações antes das 8h ou depois das 22h são inconvenientes para casa com crianças!

2) Dê preferência para as visitas no período do dia, pois a noite é a hora do jantar, do banho e do sono e, com certeza, uma visita neste horário irá atrapalhar toda a rotina do bebê. É legal, também, ligar antes da visita para ver se estão precisando de algo como fraldas, comidinhas ou qualquer outra coisa do tipo. Não visite a casa do seu filho apenas para ver o neto, pelo menos disfarce!! 

3) Arrume sua casa para seus netos! Quanto mais aconchegante a “casa da vovó” estiver, maior a vontade deles de lhe fazer uma visita. Tenha brinquedos, berço (se possível), comidinhas para crianças etc. Toda mãe gosta de ver seu filho bem recebido!

4) Quando estiver tomando conta dos netos, dê 100% de atenção para eles. As mamães (principalmente as de 1º viagem) ficam bem inseguras em deixar os filhos para outras pessoas cuidarem, então transmita a segurança que ela pode contar com você! “Devolva” o neto limpinho, se preocupe com os horários corretos da rotina dele, tenha atenção absoluta quando ele estiver brincando. Dedique-se 100% à ele enquanto estiver sob sua responsabilidade.

5) Respeite a rotina e hábitos de seus netos: não interfira na educação que sua nora quer transmitir, respeite os horários estipulados e, principalmente, a alimentação. Se a mãe não quer dar chocolate ou fritura (por exemplo), não é para insistir e nem julgar!

6) Não tente tirar informações com as babás! Algumas amigas me disseram que as sogras fazem isso!! Rsrsrs… Acredite que, independentemente do assunto, ela contará tudo para sua nora, por mais discreta que tenha sido a pergunta!

7) Dê um tempo para que eles possam sentir sua falta! Por mais legal que seja a relação entre sogras, noras e netos, ninguém gosta de visitas TODOS OS DIAS… Tenha bom senso! Dê espaço para não ser uma intrusa no dia a dia da família de seu filho!

8) Você também já foi mãe de primeira viagem e, com certeza, cometeu erros! Deixe sua nora errar e aprender com os erros dela, não é legal você interferir em todos os assuntos! Esteja pronta para ajudar sempre que ela solicitar ajuda, caso contrário, contenha-se!

9) Acredite: sua nora é sim capaz de ser uma boa esposa, mãe e dona de casa! Se o seu estilo de vida for muito diferente do estilo de vida de seu filho e nora, não interfira! Não é por que seu filho foi criado de uma forma (com a sua educação) que ele não é capaz de (ou até prefira) viver de outra forma! Não tente incluir seu estilo de cuidar da casa ou de sua família o tempo todo. Respeite o estilo de vida de cada um!

10) Esteja disposta a melhorar a relação! Esforce-se para agradar e, apesar das diferenças, respeite sempre sua nora!  Seja franca em seus comentários e seja a mesma pessoa na presença ou não do seu filho! Já ouvi histórias em que as sogras se transformam quando estão sozinhas com as noras!!!

;)

This entry was posted on quarta-feira, abril 22, 2015 and is filed under , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário