Um pouco de Floripa  

Posted by: Rose Porciuncula in ,

A cidade de Florianópolis é muito conhecida por suas 42 belas praias.

Hoje, a capital turística do Mercosul atrai milhares de turistas durante o ano todo, principalmente durante o verão, tornando-se a 2ª cidade brasileira mais visitada por turistas estrangeiros (atrás apenas do Rio de Janeiro). Mas nem só de praias vive o turismo da capital catarinense, o fascínio e a magia de Florianópolis são algumas das tantas razões que trazem, todos os anos, milhares de visitantes na temporada de verão e ao longo do ano para eventos de negócios, culturais, artísticos, esportivos, profissionais, simpósios e conferências, consolidando a Capital como importante sede de eventos.


Florianópolis foi fundada em 23 de março de 1726 e seu nome foi dado em homenagem a Floriano Peixoto, ex-presidente do Brasil na república velha (1891-1894).

Antes de se chamar Florianópolis, a capital do estado catarinense primeiro chamava-se Nossa Senhora do Desterro, em referência à sua padroeira e depois simplesmente Desterro.

Como Floriano Peixoto para os derrotados na Revolução Federalista, que pretendiam restaurar a monarquia e a escravidão no Brasil, passou a ser tido como um tirano, os poucos descendentes florianópolitanos dos federalistas, que em sua maioria eram gaúchos, provenientes do vizinho Estado do Rio Grande do Sul, esses gostam de pensar que o nome da cidade vem derivado da palavra flor, que é um equivoco.


Embora parte da cidade esteja localizada no continente, a grande parte das atrações de Florianópolis se encontram na Ilha de Santa Catarina, o que lhe rendeu o título de Ilha da Magia. O nome da cidade também é carinhosamente abreviado para Floripa por muitos brasileiros, para não falar o nome de Floriano devido ao passado que viveu com o tirano Floriano Peixoto, dizem os antigos que só de citar tal nome traz azar.


Florianópolis fica no menor estado da região Sul (tanto em tamanho quanto em população).

A cidade se estende por 433km² e tem uma população de cerca de 408.161 (ninguem mais sabe ao certo) habitantes.

Sua densidade demográfica é de 845,59* hab/km² e se encontra ao nível do mar.

This entry was posted on sexta-feira, novembro 13, 2009 and is filed under , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário