Da minha precoce nostalgia  

Posted by: Rose Porciuncula in


Conselhos de uma avó

Quando eu for bem velhinha, espero receber a graça de, num dia de domingo, me sentar na poltrona da biblioteca e, bebendo um cálice de Porto, dizer a minha neta:
- Querida, venha cá. Feche a porta com cuidado e sente-se aqui ao meu lado.
Tenho umas coisas pra te contar.

E assim, dizer apontando o indicador para o alto:
- O nome disso não é conselho, isso se chama corroboração!
Eu vivi, ensinei, aprendi, caí, levantei e cheguei a algumas conclusões.
E agora, do alto dos meus 82 anos, com os ossos frágeis a pele mole e os cabelos brancos, minha alma é o que me resta saudável e forte.

Por isso, vou colocar mais ou menos assim:
É preciso coragem para ser feliz. Seja valente.
Siga sempre seu coração.
Para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão.
E satisfaça seus desejos. Esse é seu direito e obrigação.

Entenda que o tempo é um paciente professor que irá te fazer crescer, mas escolha entre ser uma grande menina ou uma menina grande, vai depender só de você.
Tenha poucos e bons amigos. Tenha filhos. Tenha um jardim.
Aproveite sua casa, mas vá a Fernando de Noronha, a Barcelona e a Austrália.
Cuide bem dos seus dentes.
Experimente, mude, corte os cabelos.

Ame. Ame pra valer, mesmo que ele seja o carteiro.

Não corra o risco de envelhecer dizendo "ah, se eu tivesse feito..."

Tenha uma vida rica de vida.
(Vai que o carteiro ganha na loteria - tudo é possível, e o futuro é imprevisível.)
Viva romances de cinema, contos de fada e casos de novela.
Faça sexo, mas não sinta vergonha de preferir fazer amor.

E tome conta sempre da sua reputação, ela é um bem inestimável. Porque sim, as pessoas comentam, reparam, e se você der chance elas inventam também detalhes desnecessários.

Se for se casar, faça por amor. Não faça por segurança, carinho ou status.
A sabedoria convencional recomenda que você se case com alguém parecido com você, mas isso pode ser um saco!
Prefira a recomendação da natureza, que com a justificativa de aperfeiçoar os genes na reprodução, sugere que você procure alguém diferente de você.
Mas para ter sucesso nessa questão, acredite no olfato e desconfie da visão.
É o seu nariz quem diz a verdade quando o assunto é paixão.

Faça do fogão, do pente, da caneta, do papel e do armário, seus instrumentos de criação.
Leia, Pinte, desenhe, escreva.
E por favor, dance, dance, dance até o fim, se não por você, o faça por mim.

Compreenda seus pais. Eles te amam para além da sua imaginação, sempre fizeram o melhor que puderam, e sempre farão.

Cultive os amigos.
Eles são a natureza ao nosso favor e uma das formas mais raras de amor.

Não cultive as mágoas - porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza.

Era só isso minha querida. Agora é a sua vez.
Por favor, encha mais uma vez minha taça e me conte: como vai você?

Maria Sanz Martins


Essa crônica ouvi antes de um desabafo feito pela Ana Maria Braga.
Ela como pessoa publica sofre muito mais de calunias e difamação e pior tem que ficar se defendendo disso ou daquilo.
Imagino como ela se sente e acredito em cada palavra de sua defesa.
O bom é quando se chega a um estagio em que não se precisa mais ser publico, em que não se da a mínima para o que falam de você e que é felizzzzzzzzzzzzzzzzzzz para a infelicidade desses que tentam te atacar gratuitamente.
O bom é quando você atinge um nível em que nada disso faz diferença, pois você se torna superior aos seres tão inferiores.
Na verdade quem é atacado gratuitamente normalmente é extremamente superior e isso causa um nível tão elevado de inveja que faz com que esse tipo de gente tente difamar pessoas de bem.
A psiquiatria forense explica esses tipos de pessoas, são os psicopatas que se espalham entre os normais como se o fossem.
Tem de todo o tipo, mas todos são iguaizinhos em um ponto. Só são felizes vendo a infelicidade dos outros.
Pessoalmente adoro os velhos e seus maravilhosos conselhos, a experiência e cultura me fazem bem.
Tenho os meus velhos e os amo e admiro, conheço muitos velhos que amo por aí também.
Eu ainda não me imagino ficando velha, mas como pretendo viver muito sei que vou chegar lá e é bem por isso que plantei o meu jardim para poder colher as minhas próprias flores.
Para minha total felicidade cheguei ao nível em que falei anteriormente e fiz o meu mundinho particular e sou felizzzzzzzzzzz.
O segredo de chegar a isso é mudar uma serie de conceitos descobrindo que você é a pessoa mais importante e que seu amor pelos seus é inabalável.
Ahhh também vai precisar de um certo patrimônio para poder ficar tranqüilo, né?
Seja feliz você também, seu eu posso, você também pode!
Bjs

This entry was posted on terça-feira, junho 01, 2010 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário