Liberdade ... abre as asas sobre nós ...!  

Posted by: Rose Porciuncula in

Liberdade ... abre as asas sobre nós ...!

Navegando por aí achei esse maravilhoso post de imperdível leitura.
Li esses dias uma frase em um livro que encontrei (alguns amigos aqui conhecem, a Sutra Sagrada), e que cresci ouvindo e lendo, mas só agora, neste dia especificamente, ela me chamou a atenção  e comecei a analisá-la.

"Todo sofrimento vem do apego..."

Parece uma frase comum, não é ? mas não, não é não...
Ela é extremamente profunda...
Todo filósofo vive procurando a origem da dor, do sofrimento, assim como do significado da existência humana. Eu não fiz Filosofia, mas desde muito pequena, ela nascia em mim com muita naturalidade e tudo eu filosofava...inclusive a causa e o porquê de tanta dor e sofrimento humano...
E olha , eis que encontro hoje,  esta frase: "todo sofrimento vem do apego..."

Veja, se eu me entristeço pelo rompimento de uma relação amorosa, se choro e não quero que termine assim, no fundo, mas bem no fundo mesmo, esta tristeza é  por causa do apego. Apego-me àquela pessoa, não quero soltá-la, não quero que ela vá embora; então, choro, me desespero, e vem o sofrimento...é o apego... EU não queria que ela fosse embora, Eu não queria que ela partisse da MINHA vida ...

Se  EU me entristeço  porque algum ente querido MEU  morreu e partiu desta dimensão, sofro e choro, é porque EU não queria que ele fosse embora... EU queria que ele ficasse... Eu queria que ele não tivesse partido ... é o apego...

Se alguém ME  machuca a alma com palavras grosseiras ou mesmo com atitudes, ME ofendendo e magoando, ME substimando, EU guardo aquilo para sempre na minha alma, jurando para mim mesmo que jamais vou perdoar, e  muito menos esquecer o que ele me fez...é o apego... neste caso, apego à mágoa e à dor que aquelas palavras  ou atitudes me causaram... mas é apego...

Se perco um emprego, se perco bens pessoais que suei tanto para conseguir, se sou assaltado, se sou violentado, se sou rejeitado, por tudo isto, EU SOFRO, e não quero que seja assim... não quero que seja assim,  porque EU estou apegado à minha idéia de como EU queria que fosse... ou como eu acho que deveria ter sido... isso é o apego...

Hoje eu realmente me sinto uma pessoa mais livre...porque antes mesmo desta frase aparecer como um insight em minha vida, eu já  havia conseguido me libertar de muita coisa que me sufocava, que  me prendia, que me amarrava...

Eu também já sofri muito com muita coisa que carregava comigo. Um fardo que era bastante  pesado, hoje vejo. Guardava melancolicamente toda e qualquer palavra que alguém dirigisse a mim. Não perdoava jamais. Dizia que perdoava, mas sempre que aquela lembrança me vinha à mente, eu voltava a ficar com raiva, mágoa e ódio. Isto significava que eu não havia, então, perdoado de verdade, do fundo da minha alma. Tudo aquilo ainda estava ali, me corroendo a alma...

Um dia, ao assistir um filme, tive uma luz... fui para a varanda de casa, lá sentei, e comecei a mentalizar... vi um tronco de árvore à minha frente, e eu toda amarrada, entranhada com ele. Aos poucos, fui soltando as raízes que eu havia criado em minha mente... era como se eu fosse uma planta, cheia de raízes, e aquelas raízes foram se soltando, se desgarrando daquele tronco...naquele momento senti que estava soltando e deixando livre cada pessoa que me magoou, cada sentimento pequenino, ou grande,  de mágoa, revolta e ódio, e assim fiquei, por um bom tempo... até que de repente, me vi solta e livre no Universo... parecia que flutuava... e me sentia leve... muito leve...era o DESAPEGO... naquele momento estava soltando tudo e me desapegando... e de repente, me vi  longe ... voei para muito longe, e para um lugar alto... muito alto... a sensação era de um leve flutuar...

Não me importavam mais aquelas palavras de um ser amado que me dizia desde pequenina que eu era feia, muito feia...não me  importavam mais aquelas pessoas que me disseram um dia que eu não conseguiria ser algo na vida... não me importavam mais aquelas pessoas que me diziam que eu nunca iria encontrar o príncipe encantado  com o qual eu sonhava todo dia...não me importavam mais aquelas pessoas que me dirigiram palavras tão cruéis e que carreguei tanto tempo em minha vida...

O dia em que eu me desapeguei de todas elas e de todo o mal que, supostamente, eu achava que elas me faziam, eu encontrei: uma Liz linda, fofa e muito delicada... eu não era feia... encontrei, de uma Liz que não ia dar em nada, uma pessoa inteligente, capaz, estudiosa e competente...de uma Liz que nunca iria encontrar o seu príncipe encantado, casei-me com um ser humano lindo que amo e respeito até hoje, apesar de estarmos há mais de 20 anos juntos... encontrei uma Liz  forte, que enfrenta tudo o que vier, sem perder a esperança ...

Então, realmente, todo o mal, dor, padecimento e sofrimento vem do apego...
Se voce quer ser livre realmente, DESAPEGUE-SE...
Desapegue-se da pessoas que não querem mais te amar, são elas  quem irão te perder...
Desapegue-se de todas as pessoas que um dia te feriram, magoaram, te substimaram. É voce quem tem que acreditar em voce mesmo...voe para longe, torne-se livre e voce verá que leveza sentirá na sua alma...
Desapegue-se de achar como as coisas deveriam ter sido em sua vida... a vida é como tem que ser... se voce caiu, se perdeu seus bens, seu emprego, suas riquezas, um ser amado, seja um namorado, esposa, marido, um filho ... levante-se e recomece de novo...voce é capaz... tudo não passou de lições para que voce se tornasse ainda mais capaz, mais forte e pronto para realizar, tudo de novo...

Eu sei que não é fácil ...

Mas, se voce tiver em mente que "Todo sofrimento vem do apego...", será menos difícil enfrentar as vicissitudes da vida ...

Se nós dois descobrimos isso hoje, devemos sentir gratidão... muita gratidão... e procurar vivenciar este ensinamento. Liberte-se de todos os vínculos que lhe fazem mal, perdoe, do fundo da alma. O perdão verdadeiro é aquele em que , quando voce se lembra da situação que lhe machucou um dia, hoje ela não te fere mais. Voce é superior a isso. Isso é o verdadeiro perdão...isso é o DESAPEGO...

Vamos nos desamarrar, desentranhar, limpar, purificar, desapegar, de tudo o que é mal, de tudo o que nos corrói por dentro, o que nos magoa e nos retém, até hoje, e vamos em busca de uma liberdade que já é nossa, que já nos pertence, no momento em que nos conscientizamos dela. Vivamos livres e prontos para receber do Universo tudo o que ele tem de bom para nos oferecer, pois a vida é bela, para aqueles que conseguem enxergar, livres do APEGO, que só sofrimento nos traz...
Livre-se do APEGO de achar que a sua vida e das pessoas que voce ama, deveria ter sido assim ou assado. A vida é como tem que ser. Apenas agradeça. E através da GRATIDÃO, a BONDADE Universal chegará até voce...

O Universo é de uma bondade grandiosa, magnífica e basta estendermos as nossas mãos para recebê-la, estando livres e desapegados de qualquer mal que possa obstruir esta BONDADE divina...
Sejamos livres, desimpedidos e felizes... muito felizes...e nunca nos esqueçamos:

"Todo sofrimento vem do apego..."


E que venha a Liberdade!

Liberdade, abre as asas sobre nós ! ...
post de Como as Cerejas na Janela

This entry was posted on sábado, julho 14, 2012 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário