Resenha - Garota Exemplar  

Posted by: Rose Porciuncula in

Resenha  - Garota Exemplar


Título : Garota Exemplar
Título original: Gone Girl
Autor (a): Gillian Flynn
Ano:
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 448
Gênero: Thriller psicológico/Thriller policial
Subgênero:
ISBN: 978857686318-2
Rating: ★★★★★
() Favoritado!

Sinopse:
O autor consegue prender totalmente nossa atenção na construção da personalidade de seus personagens.
Gillian Flynn foi extremamente bem sucedida neste quesito e conseguiu fazê-lo sem entregar os mistérios em momento algum, mantendo sempre o clima de suspense aceso.
A história gira em torno do desaparecimento de Amy Dunne no dia de seu 5º aniversário de casamento. Nick, o marido, não age com a preocupação esperada e começa a contar várias mentiras para a polícia, tornando-se o principal suspeito. Um dos artifícios que mais gosto é quando o autor nos proporciona vislumbres da mente do personagem, nunca entregando a plenitude de seus pensamentos, deixando a coisa toda muito dúbia. É isso que acontece durante boa parte do enredo, quando ficamos constantemente na dúvida do que realmente aconteceu.


Em fim..
Gostei muito e me prendeu do começo ao fim....
Leiam... vale a experiência!


(Atenção abaixo a experiência de leitura – com spoilers, não leia se não leu o livro).
A autora possui um extremo domínio de escrita, com o timing perfeito de quando soltar certa informação que pode mudar totalmente a forma que pensamos de um segundo para outro. Creio que isso seja um dos principais motivos pelo qual todos adoram Garota Exemplar. É um livro inteligente, bem escrito, com personagens que fogem do clichê. Traz o tipo de protagonista marcante  e memorável que nos deixa pensando sobre os rumos da história mesmo após terminada a leitura.
Mistura de thriller policial com psicológico, pendendo mais para este último, Flynn brinca com as informações repassadas e, especialmente, pontos de vista. Ela amarra as pontas soltam que surgem pelo caminho e dialoga de forma eloquente nas alterações de vozes de seus personagens, convencendo o leitor da plausibilidade de seu enredo.
É difícil comentar muito mais sobre o livro sem soltar spoilers. É essencial manter-se no escuro em relação ao que está por vir para que sua experiência seja a mais prazerosa possível. Por mais que eu não tenha pego spoilers, comentei um pouco no vídeo abaixo sobre – expectativas x realidade – e como isso influenciou minha experiência de leitura, ainda que, felizmente, não tenha prejudicado.
O ideal seria ler Garota Exemplar sem nenhum conhecimento prévio sobre possíveis reviravoltas ou manipulações, mas como esses são justamente os fatores que tornaram o livro tão viral e interessante, teremos que conviver com os dois lados do negócio. A trama sensacional faz valer a pena. Previamente preparado ou não para o que virá, é praticamente certo que o enredo irá te surpreender. Em relação ao polêmico final – que diverge tantas opiniões –
Bem... Livros incomuns pedem desfechos igualmente à altura, quer agradem ou não.

E é claro que acabou virando filme...
Aqui vai o trailer do filme;


Bjs
Meus

This entry was posted on segunda-feira, dezembro 01, 2014 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário