É preciso força e coragem para ser diferente.  

Posted by: Rose Porciuncula in , ,


Preconceito
Resolvi deixar um parecer meu a respeito do preconceito.

Nasci como qualquer um, livre de preconceitos e fui criada para ser preconceituosa, coisa que era normal aos mais antigos, pois tudo que era diferente fazia-se incompreensível aos olhos deles. (Até hoje ainda é assim) No entanto diferente do “normal”, sim porque o normal é se aprender o que nos é ensinado eu passei a questionar o preconceito.

Começou com uma amiguinha da escola que lembro o nome até hoje.
Neiva era uma menina negra e me adorava e eu a ela. Neiva ainda por cima era de uma classe social inferior a minha e para mim isso também não importava em nada. Ali aprendi que somos iguais, mesmo que o preconceito tente fazer com que isso seja diferente. Tá certo que eu era uma criança ainda, mas já entendia que o amor podia atravessar esse tipo de barreiras.

Na adolescência, tive mais amigos de varias classes sociais, bem como negros e também gays. E não consigo ver o que algum deles tem diferente de mim. Não é porque sou mulher e gosto de homens que isso me faz diferente das que gostam de mulher ou de homens que gostam de homens, ou seja, a preferencia sexual ou de forma a ser seguida por qualquer pessoa não nos faz diferente e nem melhor que qualquer uma delas nem em pensamento.

Meus amigos gays são até mais educados e confiáveis que a maioria dos heteros, não querendo generalizar, mas me parecem mais atenciosos na maior parte das vezes e creio ser porque para eles é difícil ter que atravessar tanto preconceito.

O meu dinheiro é igual ao dinheiro de qualquer pessoa, assim como o dinheiro do homem mais rico do mundo é igual ao meu. Todos tem o mesmo só uns fazem mais por ele e outro menos, uns sabem administrar melhor e se sobressaem, mas isso de forma alguma os torna diferentes. Claro que tem os que, não tem nenhum, entretanto o coração desses os torna iguaizinhos a todos nos. Em fim o resto é preconceito.
E o preconceito não se da só nisso... Cor da pele, etnia diferente, religião, classe social, escolha sexual...  O “tal” preconceito se da em inúmeros diferentes do “normal”!

O preconceito não passa de um conceito que criamos antes de saber o que aquilo realmente é. É um falso conceito sobre muitas coisas onde muitas vezes nos torna com a falsa imagem de superioridade para que isso justifique os atos maldosos que somos capazes de cometer por ele e quando isso acaba acontecendo nem pensamos nas consequências de tais atos.

Precisamos ver isso de uma forma mais clara e mudando a visão sobre isso tudo. A intolerância e o preconceito, isso sim faz pessoas diferentes. Pessoas que, a meu ver, são inferiores pela ignorância dos fatos.

Toda a vez que você se perceber preconceituoso com algo que não lhe parece “normal”, reavalie e procure se colocar no lugar dessa outra pessoa e ou nessa situação e permita que a vida que lhe fez preconceituoso passe a lhe transformar em alguém respeitoso. Sem duvidas o mundo agradece.

Eu aprendi a ser preconceituosa e a vida me fez respeitosa. Sim exatamente.  
Simples assim!

Bjus
Meus



This entry was posted on segunda-feira, abril 24, 2017 and is filed under , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário